Artigos Gastronomia

DIURÉTICOS: ALIMENTOS QUE AJUDAM A ELIMINAR LÍQUIDOS

Campo Belo On-line shutterstock_459404320 DIURÉTICOS: ALIMENTOS QUE AJUDAM A ELIMINAR LÍQUIDOS

A cenoura é um ótimo alimento diurético, eliminando o excesso de líquido e ainda aprimorando a saúde da visão.

É horrível ficar com aquela sensação desagradável de inchaço, não é mesmo? Isso muitas vezes pode ocorrer por causa da retenção de líquidos no corpo. Existem remédios que ajudam a diminuir esse sintoma, mas nada melhor do que um remédio natural! Por isso, existem alguns alimentos que possuem propriedades diuréticas, favorecendo a liberação de líquido e funcionando até mesmo como um desintoxicante.

Alimentos diuréticos ajudam a evitar doenças como glaucoma (relacionada a saúde dos olhos), cálculo renal (ao eliminar excesso de líquidos e do sal do corpo, otimizando o fluxo urinário), e, principalmente, hipertensão. Isso porque as propriedades desses alimentos ajudam a controlar a pressão arterial, principalmente pelo fato de regular a quantidade de sódio no sangue.

Quer saber como manter seu organismo saudável, livre de toxinas, sensações de inchaço e – quem sabe? –  diminuição dos quilinhos indesejados? Então vem conferir quais são os principais alimentos diuréticos para incluir na sua lista de compras.

Melancia

Assim como o TudoGostoso já te contou, os benefícios da melancia são proporcionais ao seu tamanho! Cheia de qualidades, essa fruta possui a água como um dos principais elementos que a compõe, sendo, então, considerada um ótimo diurético natural, já que facilita a eliminação de excesso de líquidos do corpo. Além disso, a melancia também conta com a presença de aminoácidos que tornam possível expandir a veia, melhorando, assim, o fluxo sanguíneo.

Cenoura

Vitaminas, minerais e antioxidantes tornam a cenoura um alimento super eficaz quando se trata de diuréticos. Capaz de diminuir a quantidade de líquidos do corpo, ela também exerce função detox, favorecendo a eliminação de toxinas do corpo, além de contribuir para a otimização do metabolismo e para a saúde dos olhos. Inclua a cenoura em seus pratos deixando-os ainda mais bonitos e saudáveis!

Salsa

O potencial diurético da salsa pode ser notado pelo estímulo que ela causa para a produção de urina, favorecendo a eliminação de líquido, dentre outras toxinas. Inclui-lo no cardápio não será complicado, pois a salsa funciona como um tempero natural delicioso, além de possuir diversos outros benefícios.

Campo Belo On-line shutterstock_281460173 DIURÉTICOS: ALIMENTOS QUE AJUDAM A ELIMINAR LÍQUIDOS

Melancia e limão: este pode ser ótimo para eliminar toxinas do organismo, e aquela pode te ajudar por ser rica em água!

Tomate

O tomate consegue reunir vários benefícios em uma só fruta! Porém, vale ressaltar que seu efeito diurético é eficaz quando consumido cru – por isso, invista em deliciosas e coloridas saladas, ou até mesmo sucos puros ou combinados a outros ingredientes. A presença do antioxidante licopeno contribui para a eliminação de radicais livres e, dessa forma, auxilia na preservação da parede dos vasos sanguíneos. Além disso, ele é eficaz na prevenção de doenças como câncer e problemas cardíacos.

Pepino

Com tantas qualidades, o pepino vem apresentar mais uma razão para entrar na sua próxima lista de compras: sua propriedade diurética. Rico em água, assim como a melancia, o pepino é um bom aliado para otimizar o fluxo urinário, sendo inclusive um ótimo detox – não é à toa que ele está presente em grande parte das receitas de desintoxicação. A presença de silício e enxofre também são grandes aliados para o pleno funcionamento dos rins, eliminando ácidos úricos e evitando a retenção de líquidos.

Limão

Assim como o pepino, é comum encontrar o limão em receitas detox. E isso não é por acaso! Isso porque ele desempenha um ótimo papel ao eliminar toxinas e resíduos do organismo. O limão também é ideal para quem quer controlar a pressão arterial, além de ser um grande aliado para prevenir infecções no trato urinário. Adicioná-lo ao cardápio é simples, fácil e saboroso: utilize o suco do próprio limão. Adicione o suco do limão a água ou a alimentos, deixando-os ainda mais saborosos.

Água

Para fechar com chave de ouro, não poderíamos deixar de fora o elemento mais eficaz na eliminação de líquidos! Mas como é possível eliminar líquido em excesso com mais líquido? Isso ocorre porque, quando você adquire o hábito de beber no mínimo 2 litros de água por dia, seu corpo se mantém hidratado, dispensando o armazenamento de água. Porém, quando se bebe pouco, o corpo acaba retendo líquido para compensar – e causando o desagradável inchaço.

Sendo assim, passe a ir adquirindo o hábito de beber água – misturando-a a pedaços de gengibre ou algumas gotinhas de limão podem fazer com que ela fique mais interessante ao seu paladar. Aposte também em alimentos ricos em água, como limão e pepino.

Campo Belo On-line shutterstock_381415354 DIURÉTICOS: ALIMENTOS QUE AJUDAM A ELIMINAR LÍQUIDOS

Rico em água, o pepino também é um ótimo aliado na busca por um bom fluxo urinário.

Precisando Criar um Site ?

Publicidade