Dicas

Descubra a classificação e os cuidados específicos para os seus cachos

Campo Belo On-line cacho Descubra a classificação e os cuidados específicos para os seus cachos

Cabelos cacheados precisam de cuidados certeiros para se manterem sempre bonitos e saudáveis, mas se engana quem pensa que cacho é tudo igual: descubra qual a classificação dos seus e qual a rotina e a finalização específicas que eles precisam para ficarem sempre impecáveis.

A tabela internacional de classificação para os cabelos comporta os NÚMEROS DE UM A QUATRO, DIVIDIDOS NAS CATEGORIAS A, B E C, no entanto, quando se pensa em hidratação e necessidades de reparação, ela pode ser mais ampla. “Para encontrarmos os produtos para tratar corretamente dos nossos cabelos podemos dividir doONDULADO AO CACHO MAIS ABERTO, E DOS MÉDIOS AOS AFROS”, explica a cabeleireiraSORAIA FERRETTI, do salão Lunablu, especializado em cachos.

ONDULADO AOS CACHOS MAIS ABERTOS (CLASSIFICAÇÃO 3)

Campo Belo On-line tipo3 Descubra a classificação e os cuidados específicos para os seus cachos

Na prática, podemos considerar como cacheado até os que surgem na classificação 2C, e os cuidados deverão ser os mesmos até pelo menos o 3C. “O cuidado principal para esses fios é o uso de um xampu que não seja muito agressivo, COM PH DE PELO MENOS CINCO OU 5,5 PARA FECHAR AS CUTÍCULAS e promover uma limpeza sem alterar a estrutura”, esclarece.

Para finalizar, produtos leves, mas emolientes, precisam ser aplicados da maneira certa: “Você pode usar FINALIZADORES COM FORMULAÇÃO SUAVE, COMO LEAVE-IN OU CREME MODELADOR PARA FIOS CACHEADOS, e nunca a base de silicone ou petrolato. Que mascaram a falta de saúde dos cabelos e ainda requerem xampus mais agressivos para serem removidos. Você vai lavar, tirar o excesso de água e aplicar o produto para desembaraçar com um pente largo. Em seguida é só amassar com as mãos e deixar secar naturalmente, ou com difusor”.

As hidratações devem acontecer semanalmente, especialmente se você ainda não tem uma rotina de cuidados muito definida. “SE O CABELO ESTIVER POROSO E ÁSPERO USE ANTES UM PRODUTO REESTRUTURADOR, ou a hidratação não adiantará. Produtos hidratantes como o MURURU E A MANTEIGA DE CACAU vão bem em todos os tipos de cachos, mas aqui não precisa ser tão intensiva. Veja a indicação na embalagem e siga à risca, porque as empresas já fazem a divisão entre cacheados e crespos”, ensina.

MÉDIOS A AFROS (CLASSIFICAÇÃO 4)

Campo Belo On-line tipo4 Descubra a classificação e os cuidados específicos para os seus cachos

Os bem cacheados sofrem ainda mais com o ressecamento, então emoliência é palavra-chave. “A necessidade de hidratação aumenta muito aqui, e a escolha do xampu é ainda mais importante que para os demais. OS SEM SULFATO E BEM EMOLIENTES, CHAMADOS XAMPU CREME, SÃO AS MELHORES OPÇÕES, porque promovem a limpeza do couro cabeludo sem agredir. Eles são quase como um condicionador, limpam, mas não espumam. Apesar disso, é muito importante não usar apenas o condicionador, porque ele pode te dar alergias, descamação e outros problemas no couro cabeludo”, alerta.

Se você faz apenas o básico com suas madeixas é preciso começar o tratamento certo de maneira mais intensa, e ele deverá ser mantido até sentir mais maciez. “A HIDRATAÇÃO MAIS COMPLETA DEVE SER FEITA DE UMA A DUAS VEZES POR SEMANA, e com produto de reconstrução uma vez na semana. Depois de mudar de hábitos você vai notar que não precisa mais de tanta frequência, e aí pode diminuir tranquilamente. Lembrando que as máscaras precisam ser próprias para cabelos crespos”, revela.

Os óleos também são boas pedidas para uma hidratação mais poderosa, que dará emoliência e brilho: “Os óleos próprios para cabelos são excelentes para os afros, como o de CAMELINA, OLIVA E ARGAN. A cada 15 dias, ou uma vez na semana, aplique nos fios secos e deixe agir por uns 30 minutos, depois é só lavar”.

Para finalizar, o mais importante é ter paciência e delicadeza. “Geralmente eles embaraçam mais porque são fininhos. NUNCA PENTEIE NO CHUVEIRO PORQUE MOLHADO ELE QUEBRA COM MUITA FACILIDADE, ao invés disso remova o excesso de água, passe um creme para pentear indicado para crespos e tente desembaraçar com os dedos. Se não conseguir, USE UM PENTE DE DENTES LARGOS, MAS COM MUITO CUIDADO para não agredir. Se você gosta que ele tenha mais volume, pode usar o creme para pentear mais leve, para cacheados”, ensina.

PARA TODAS

Além dos passos personalizados, Soraia tem dicas que servem para todos os fios que são ondulados ou cacheados, que vão do corte à temperatura do banho: “Não lave os cabelos mais de duas vezes na semana e nunca com água muito quente, porque são dois detalhes que ressecam demais os cabelos com cachos. Outro ponto importante é cortar as pontas, porqueSE ELAS ESTÃO MUITO RESSECADAS NADA VAI PENETRAR E FUNCIONAR BEM NO SEU FIO. Pontinha danificada não consegue repor massa capilar e ajuda a quebrar o cabelo, então corte a cada dois ou três meses”.

Precisando Criar um Site ?

Publicidade